Carnes processadas declaradas perigosas demais para consumo humano

Processed meats

O Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (World Cancer Research Fund  -WCRF) completou uma revisão detalhada (maio/2013) de mais de 7.000 estudos clínicos cobrindo ligações entre dieta e câncer. Sua conclusão alarmante: Carnes processadas são perigosas demais para consumo humano. Consumidores devem parar de comprar e comer todas as carnes processadas pelo resto de suas vidas.

Carnes processadas incluem bacon, salsicha, salsichão, presunto, pepperoni, salame e virtualmente todas as carnes vermelhas usadas em comida congelada. Elas são usualmente processadas com um ingrediente carcinogênico conhecido como nitrito de sódio. Este ingrediente é usado como um fixador de cor pelas empresas de carne para dar à carne embalada uma cor viva avermelhada para parecer fresca. Infelizmente, nitrito de sódio também resulta na formação de nitrosaminas carcinogênicas no corpo humano. E isso leva a um grave aumento no risco de câncer para quem come essas carnes.

Um estudo de 2005, da Universidade do Hawaii, demonstrou que carnes processadas aumentam em 67% o risco de câncer pancreático. Outro estudo demonstrou que 50 gramas diárias de carne processada consumida aumenta em 21% o risco de câncer colorretal. Estes são índices alarmantes. Perceba que esses riscos de câncer não vêm do consumo de carne fresca e não-processada. Eles só aparecem em pessoas que regularmente consomem carne processada contendo nitrito de sódio.

Aqui uma lista de produtos pelo qual é sugerido checar cuidadosamente a presença de nitrito de sódio e glutamato monossódico, outro perigoso aditivo:

  • Bacon
  • Salsichão
  • Salsicha
  • Presunto, mortadela, pepperoni, patê
  • Pizza congelada com carne
  • Sopa enlatada com carne
  • Comida congelada com carne
  • Ravioli e massa com carne
  • Comida infantil contendo carne vermelha
  • Praticamente todas as carnes vermelhas em alimentos vendidos em escolas, restaurants, hospitais, hoteis, parques…

Se nitrito de sódio é tão perigoso para humanos, por que os órgãos de saúde continuam permitindo o uso desse químico causador de câncer? A resposta, é claro, é que os interesses da poderosa indústria alimentícia dominam as ações dos reguladores governamentais. Nos Estados Unidos, o órgão USDA já tentou banir o nitrito de sódio no fim dos anos 70, mas perdeu para a indústria da carne, que alegou que esse químico era seguro e que o USDA queria “banir o bacon”.

Aos consumidores não são ofertadas reais proteções de químicos perigosos intencionalmente incorporados nos alimentos, medicamentos e produtos de higiene pessoal.

Você pode proteger a si e as pessoas queridas dos perigos das carnes processadas seguindo alguns passos simples:

  1. Sempre leia os ingredientes;
  2. Não compre nada contendo nitrito de sódio ou glutamato monossódico;
  3. Não coma carne vermelha servida em restaurants, escolas, hospitais, hoteis ou outras instituições.

E finalmente, coma mais alimentos frescos em sua refeição. Há evidência demonstrando que vitamina C natural encontrada em várias frutas ajuda a prevenir a formação de nitrosaminas causadoras de câncer, protegendo você dos efeitos devastadores do nitrito de sódio na sua saúde. Certamente, a melhor defesa é evitar o consumo de carnes processadas.

(Tradução livre de: https://dreamhealer.wordpress.com/2013/05/16/processed-meats-declared-too-dangerous-for-human-consumption/)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s